Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental – Anos Finais  tem como objetivo desenvolver, no aluno, a autonomia e reflexão sobre o que se aprende. O processo de aprendizagem envolve, além dos conteúdos disciplinares, as atividades culturais e de estudo do meio, assim como as vivências que integram os diferentes componentes curriculares e desenvolvem habilidades e competências. Neste sentido, o professor identifica as expectativas e necessidades dos alunos propondo e articulando oportunidades para atendê-las. O CIL preocupa-se com a formação integral do indivíduo, tendo, assim, uma visão humanizada do processo educacional e atuando, de maneira ética, no desenvolvimento de uma sociedade em constantes transformações.

Alemão

Com professores especialistas

Veja mais

Inglês

Com com professores especialistas

Veja mais

Espanhol

Com professores especialistas

Veja mais

Olimpíadas Acadêmicas

Disputados e difíceis dentre as competições

Veja mais

Aulas de apoio escolar

Dia - Horário

Veja mais

Laboratórios

Com professores especialistas

Veja mais

Steam

Com professores especialistas

Veja mais

Ética e Cidadania

Representantes de sala

Veja mais

Projetos Literários

Manhã de Autógrafos

Veja mais

Concurso de Leitura e Redação

Dicas de Redação

Veja mais

Eventos

Veja mais

Saídas Pedagógicas

Veja mais

Ações Sociais

CIL - Social

Veja mais

Lista de Materiais – 2025

6º Ano
Acesso
7º Ano
Acesso
8º Ano
Acesso
9º Ano
Acesso

Proposta Pedagógica

  • Considera o aluno como centro do processo educacional.
  • Organiza as ações pedagógicas de forma a desenvolver saberes, valores e atitudes, os quais são essenciais em uma sociedade em constantes transformações.
  • Promove experiências de aprendizagem que possibilitam a transferência dos conhecimentos escolares aos demais espaços de vivências.
  • Assume visão humanizada na formação de pessoas reflexivas, críticas e autônomas.
  • Investe na capacitação de seus alunos para continuidade dos estudos e adaptação aos novos contextos do mundo profissional.

Nossa Visão

 

Ser uma Instituição acolhedora, referência na formação integral dos educandos, com o diferencial da cultura alemã.

Nossa Missão

 

Oferecer uma formação cultural e intelectual de qualidade, disponibilizando recursos humanos e tecnológicos, a qual propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências acadêmicas, pessoais e profissionais.

Nossos Princípios e Valores

 

O Colégio Imperatriz Leopoldina estabelece princípios e valores como norteadores de suas ações pedagógicas.

Inovação

 

Explorar novas ideias e possibilidades, sem , contudo, desconsiderar as experiências bem-sucedidas do passado.

Acolhimento

 

Receber as pessoas, considerando suas histórias, expectativas, visão de mundo, valores e necessidades.

Valorização das culturas brasileira e alemã

 

Favorecer a compreensão da diversidade cultural, como fundamento da convivência humana.

Ética

 

Valorização de princípios virtuosos nas relações interpessoais.

Qualidade

 

Excelência no processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo apropriação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Valorização Humana

 

Desenvolvimento integral do educando e constante aperfeiçoamento do corpo docente e administrativo.

Responsabilidade Social

 

Formação de indivíduos comprometidos com a promoção da vida, do bem-estar social e da sustentabilidade econômica.

Unsere Vision

 

Eine aufnahmebereite Schule, Referenz in der vollständigen Schulausbildung mit dem Alleinstellungsmerkmal der deutschen Kultur zu sein.

Unsere Mission

 

Eine qualitätsvolle kulturelle und geistige Bildung mittels menschlicher und technologischer Mittel anzubieten, die die Entfaltung der akademischen, persönlichen und beruflichen Fähigkeiten bzw. Kompetenzen der Schüler fördert.

Unsere Prinzipien und Werte

 

Das Colégio Imperatriz Leopoldina bestimmt Prinzipien und Werte, die ihre pädagogischen Massnahmen orientieren.

Innovation:

 

Neue Ideen und Möglichkeiten zu erforschen, ohne die erfolgreichen vergangenen Erfahrungen zu übersehen.

Aufnahme:

 

Die Menschen mit ihren Vorgeschichten, Erwartungen, Bedürfnissen, Weltanschauungen und Werten aufzunehmen.

Aufwertung der brasilianischen und deutschen kulturen:

 

Das Verständnis der kulturellen Unterschiede als Grundlage des menschlichen Zusammenlebens zu fördern .

Ethik:

 

Aufwertung tugendhafter Prinzipien in den zwischenmenschlichen Beziehungen.

Qualität:

 

Excellenz im Lehr-und Lernprozess, Förderung der Aneignung von begrifflichen, verfahrens-und verhaltensmäβigen Inhalten.

Menschliche Aufwertung:

 

Vollständige Entfaltung des Lernenden und ständige Weiterbildung der Lehrerschaft und Verwaltungsmitarbeiter.

Soziale Verantwortung:

 

Bildung von Menschen, die sich mit Leben, Gemeinwohl und wirtschaftlicher Nachhaltung verpflichtet fühlen.