Paranapiacaba e Santos

Saída Pedagógica - 8º ano

Cidades de Paranapiacaba e Santos

O estudo meio é uma metodologia de ensino muito importante para o desenvolvimento acadêmico, socioambiental, social, cultural e emocional dos estudantes. Por meio dessa importante ferramenta, os alunos materializaram as discussões e ampliaram os espaços de aprendizagem, para além da sala de aula.

 

Dessa forma, coordenados pelos professores Jorge Edson, de História, e Paulo Mendes, de Geografia, ambos do Ensino Fundamental – Anos Finais -, os alunos dos 8º anos do Colégio Imperatriz Leopoldina realizaram um estudo do meio, tendo, como fontes de reflexão, a Vila de Paranapiacaba e a Baixada Santista.

 

Ao visitarem esses importantes espaços, os alunos puderam abordar temas, como Os impactos da Revolução Industrial, a evolução das técnicas produtivas e dos transportes, a produção cafeeira, o processo de imigração, os impactos sociais e econômicos do Porto de Santos e aspectos relacionados à formação dos espaços de memória, como o Museu do Castelinho, mais conhecido como A Casa do Engenheiro Chefe, o Museu Ferroviário Tecnológico do Funicular, A Casa Fox, o Centro de Documentação de Arquitetura e Urbanismo (CDARQ), o Clube União Lyra Serrano, além outros espaços, como a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba. Além disso, na região de Santos, os alunos puderam experienciar o sistema funicular, no passeio de bonde, no conhecido Monte Serrat, com 147 metros de altura, suspenso por um cabo de aço, com resistência para 90 toneladas, tendo, como destinos, o antigo cassino da região e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos.

 

Relatos da saída

“A saída pedagógica foi uma oportunidade muito interessante para entender como os acontecimentos da Revolução Industrial, aprendidos em sala de aula, ocorreram em São Paulo, aproximando-nos dos acontecimentos. Além disso, a companhia dos colegas e dos professores deixou a saída mais divertida e descontraída.”
Boni Beatriz Kim, aluna do 8º ano.

 

“Com essa saída, consegui observar esses aspectos, não só pelos livros e slides, mas também entrando na história da época, vendo as casas, os museus, as máquinas, os equipamentos, os hábitos e como eles viviam, no século XIX, assim, aprendendo e vendo, de perto, muitos outros conteúdos e curiosidades. Além de aprender como a Revolução Industrial modificou tanto a sociedade atual, como a da época, eu me diverti muito com meus amigos e com os professores”
Maria Fernanda Bittencourt, 8º ano.

 

O álbum completo, com todas as fotos, está disponível, em nossa página, no Facebook @colegiocil

Galeria