Pano bol

Unindo aspectos cognitivos, motores e socioafetivos, o jogo de pano bol trouxe muita animação e divertimento para as turminhas do Infantil III e IV B. O objetivo da brincadeira era “não deixar a bola cair no chão”. Assim, ela proporcionou para as crianças uma ação cooperativa, em que não existia disputa para só um ganhar. Promoveu, também, trabalho em grupo, envolvimento de todos na atividade e interação entre as turmas. A brincadeira desenvolveu aspectos importantes: 1. a cognição – os participantes criaram uma estratégia para o jogo, sacudindo o lençol, sem deixar a bola cair. 2. a socioafetividade – houve interação entre as crianças, pois foram estimuladas a brincarem juntas; o sentimento de igualdade foi despertado, pois, sem disputa, todas assumiram o mesmo papel na brincadeira; o gosto por fazer algo em grupo foi fortalecido, porque brincaram unidas por um só objetivo. 3. a coordenação motora e o equilíbrio – era necessário fazer a bola pular, no lençol, sem cair. Tudo isso mostrou como o jogo cooperativo, nas fases iniciais da vida das crianças, é importante e positivo, e como o trabalho em grupo pode ser divertido.

 

Clique aqui para mais fotos.

Galeria