O Colégio Imperatriz Leopoldina (CIL) foi fundado por imigrantes alemães em 1923, no bairro de Santana, para atender às crianças alemãs e a seus descendentes, moradoras da Zona Norte. Teve início em janeiro de 1923 com o nome de Hindenburg Schule (Escola de Hindenburgo), funcionava com três salas de aula e 60 alunos, à rua Voluntários da Pátria, e sendo mantida pela Sociedade Alemã de Santana e Arredores. No entanto, o espaço tornou-se insuficiente e, logo, passou para o endereço atual, onde recebeu outros nomes: Externato Pedro Doll, em função do nome da rua, que homenageia um imigrante alemão; Ginásio Imperatriz Leopoldina (GIL), em homenagem à Imperatriz Leopoldina, de origem austríaca. E, por fim, em 1971, passou a se chamar Colégio Imperatriz Leopoldina (CIL).
Em 1936, foram ampliadas as instalações, com a contribuição voluntária da comunidade alemã, em forma de mutirões de trabalho e de doações.
Em 1954, constituiu-se a 1ª diretoria denominada Associação Cultural e Beneficente de Santana, de acordo com as leis brasileiras.